NOTÍCIAS DO CONSULADO BRASILEIRO



Benedicto Fonseca Filho - Cônsul Geral do Brasil em Boston

O Consulado-Geral do Brasil em Boston dispõe de “webpage” com informações relevantes sobre os principais assuntos de sua responsabilidade, em particular informações sobre requisitos e procedimentos para obtenção de documentos, inclusive pelo correio, e sobre agendamentos.


Encontra-se disponível, ademais, para encaminhamento de consultas, o e-mail: contato.boston@itamaraty.gov.br

O e-mail consul.boston@itamaraty.gov.br encontra-se igualmente disponível para encaminhamento de comentários, elogios, sugestões ou reclamações diretamente ao consul-geral, embaixador Benedicto Fonseca Filho.


Para emergências, a comunidade brasileira pode utilizar, 24 horas por dia e 7 dias por semana, o telefone número: (617) 816-6315.

Embora não tenhamos números precisos, estima-se que haja, nos estados abrangidos pela nossa jurisdição (Massachusetts, New Hampshire, Maine e Vermont), entre 350 mil e 400 mil brasileiros. Dessa forma, e embora o Consulado conte com outros setores relevantes (entre os quais setores cultural; educacional; de promoção commercial; e de ciência, tecnologia e inovação), cerca de noventa por cento do tempo e dos recursos são dedicados, no dia-a-dia, às atividades de natureza consular propriamente dita, em atendimento às necessidades da comunidade brasileira em matéria de registro civil e atos notariais, assim como na defesa dos interesses de nossos nacionais que se encontrem em situação de vulnerabilidade.


O setor consular divide-se atualmente em três subsetores:

O subsetor de atendimento presencial presta o atendimento padrão em nossa sede, no centro de Boston (175 Purchase Street).  Para ser atendido, o cidadão brasileiro deve acessar nosso site (boston.itamaraty.gov.br), verificar a documentação obrigatória para o serviço específico e realizar seu agendamento pelo próprio site. Caso necessite de esclarecimento adicional, pode ainda enviar e-mail para contato.boston@itamaraty.gov.br.


Todas as dúvidas são respondidas em até 2 dias úteis, no máximo; mas, de maneira geral, a resposta é dada em bem menos tempo.

Dúvida recorrente dos consulentes está relacionada ao sistema de agendamento de serviços. É importante esclarecer que nosso sistema não abre vagas para todo o ano, pois, por nossa experiência, as pessoas que agendam com muita antecedência não comparecem na data e horários marcados. Assim, é possível encontrar agendamento para, no máximo, daqui a 60 dias. Isso nos permite abrir, toda semana, vagas de agendamento para a semana seguinte. Por essa razão, pedimos para que os interessados acompanhem nossa página de agendamento, já que novas vagas são abertas frequentemente.


Outra informação relevante é a de que diversos serviços do Consulado podem ser feitos pelo correio, inclusive emissão de passaporte para menor e emissão de novo

passaporte em casos de passaporte anterior extraviado. Para passaporte, o prazo de devolução é de 5 dias úteis após o recebimento da documentação completa. Não há diferença no prazo de validade entre o passaporte feito presencialmente e aquele feito pelo correio.


Além disso, o Consulado também faz os seguintes serviços pelo correio:

a) Segundas vias de registro de nascimento, casamento ou óbito, desde que o original tenha sido feito no Consulado-Geral em Boston;

b) Cópias autenticadas;

c) Segundas vias de procurações;

d) Matrícula consular; e

e) Atestado de residência.

Para saber como solicitar serviços pelo correio, acesse nosso site (boston.itamaraty.gov.br) e clique em “Serviços Via Correio”.

Ali o nacional brasileiro encontra o passo a passo de como solicitar seu serviço sem precisar deslocar-se até o Consulado.


Para maiores informações: (617) 816-6315.

  • Facebook
  • Instagram

© 2023 by Gazeta Cristã.