INCONTINÊNCIA URINÁRIA



É com muita alegria que estarei mensalmente escrevendo sobre dicas de saúde, qualidade de vida, atividade física e comportamento direcionado a mulher nesta coluna da Gazeta Cristã.

Sou Ana Claudia Borges, casada e mãe de três meninas. Sou graduada em Educação Física e lecionei para crianças, adolescentes e adultos por mais de 20 anos. Tentarei dar uma abordagem diferente para temas já conhecidos por todos.

Hoje falaremos um pouco sobre incontinência urinaria. Provavelmente você conhece alguém com incontinência urinaria e nem sabia disso, pois 40% das mulheres acima de 50 anos sofrem deste mal, que também atinge homens, mas em menor quantidade.

Incontinência urinaria é a perda involuntária de urina pela uretra, sem o controle muscular pélvico para a retenção do xixi.


A boa noticia é que 80% das pessoas afetadas pela incontinência urinaria podem ser curadas ou ter os sintomas aliviados por tratamentos adequados, portanto se você ri, espirra ou tosse e acaba tendo um escape urinário, procure um médico pois é possível controlar o escape com medicação, uma alimentação balanceada e exercícios físicos especiais para fortalecimento do assoalho pélvico ou em alguns casos até com cirurgia.

Não esquecendo que a incontinência urinária é sintoma, então é muito importante informar corretamente ao médico quando ocorre, facilitando assim a determinação da causa da incontinência e a escolha do tratamento adequado.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 by Gazeta Cristã.