Saiba mais sobre o Coronavírus e como evitar o contágio



O Coronavírus teve o seu primeiro registro em Dezembro de 2019 , este vírus na verdade, tem um nome técnico de NCOV, só que ele uma estrutura em forma de coroa, (corona), e por causa disto, ele recebeu o nome de Coronavírus. Este vírus apareceu primeiramente na cidade de nome Wuhan, China, onde esta sendo o principal foco desta doença ou epidemia. A cidade tem uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes, e até este momento foram registrados 7.800 casos de pessoas que estão infectadas com este vírus no mundo inteiro, e 170 mortos foram confirmados. Há suspeita maior é que este vírus que veio de origem animal, ou seja, de animais silvestres, é que deram a origem a esta epidemia, os pesquisadores e cientistas acreditam que este vírus venha de cobras ou morcegos, e exatamente na cidade de Wuhan, a comercialização destes animais é feita nos mercados locais, e os habitantes compram estes exóticos animais para serem comidos.


Este vírus esta presente na natureza, e ele sofreu uma mutação, quando ele entrou em contato com os seres humanos, e assim ocorreu esta mutação que agora é transmitida de ser humano para ser humano, e como uma gripe ele se alastra mundo afora.

Os sintomas são: febre, tosse, falta de ar ao respirar, sendo que estes sintomas são muito parecidos com uma gripe comum. O contágio se dá como uma gripe, e o perigo de se alastrar é exatamente por isto, mas este sintoma de gripe, pode se transformar em pneumonia rapidamente, e assim o caso se agrava, o que leva a uma síndrome respiratória aguda grave, e é o que tem levado os pacientes a morte. O mais importante é que as pessoas não se assuste, esta é uma informação mais clara, para que as pessoas, não fiquem em pânico, mas sim, alertas com os sintomas.


A doença tem um período de incubação de uma ou duas semanas, e neste período, a paciente tem que procurar um médico, se hidratar, lavar as mãos, cobrir a boca no momento de tosse ou espirro, é bom frisar que a lavagem das mãos é o mais importante a se fazer, porque temos contatos com outras pessoas o tempo todo, e usar álcool gel sempre que possível. Não existe cura e nem vacina para o Coronavírus, mas podemos ficar atentos aos primeiros sinais.

10 visualizações
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 by Gazeta Cristã.